Proteja seus olhos: Como escolher os melhores óculos de sol para a saúde ocular
- UCLA Health
- 4 de dez. de 2023
- 4 min de leitura

Nada completa um conjunto como um ótimo par de óculos de sol. Mas essas lentes coloridas fazem muito mais do que apenas ficar bem. O par certo de óculos de sol pode oferecer uma proteção importante contra a radiação ultravioleta (UV) danosa do sol - a mesma luz UV que pode causar estragos em sua pele. A boa notícia é que você não precisa sacrificar estilo por segurança ao procurar óculos. No entanto, é preciso saber o que procurar, pois a maneira como você protege seus olhos agora pode desempenhar um grande papel na saúde ocular mais tarde na vida.
Como a luz solar pode danificar seus olhos

A radiação ultravioleta (UV) pode danificar os olhos da mesma forma que afeta a pele — e olhos mais claros, assim como pele mais clara, têm um risco aumentado de dano. Ao longo do tempo, os raios UV podem danificar a córnea (camada superficial) do olho, os tecidos e a lente, independentemente de a luz UV ser natural ou artificial, direta ou refletida. Quanto mais seus olhos ficam expostos aos raios UV, mais grave pode ser o dano.
Tomar medidas para proteger seus olhos dos raios UV pode ajudar a evitar condições oculares como:
Catarata, uma condição em que a lente do olho fica turva, causando visão embaçada ou sem cor.
Cânceres oculares, incluindo melanoma e linfoma, que começam e se desenvolvem no olho.
Crescimentos nos olhos, como pterígio e pinguecula, que geralmente começam na conjuntiva do olho (tecido transparente que cobre o branco dos olhos) e podem eventualmente afetar a visão.
Fotoceratite, ou queimadura solar nos olhos, uma condição dolorosa que afeta a camada superficial (córnea) e a conjuntiva dos olhos.
Cegueira de neve, uma forma comum de fotoceratite, que ocorre quando os raios UV refletem em gelo e neve, causando danos aos olhos.
Escolhendo óculos de sol de proteção.
Óculos de sol vêm em todos os tamanhos, formas e cores. Para garantir que estejam proporcionando proteção máxima para seus olhos, aqui está o que você precisa saber sobre suas opções:
Proteção UV

Embora a aparência seja bem importante, quando se trata de óculos de proteção para os olhos, a etiqueta é o que você precisa focar. A maioria das marcas respeitáveis indicará a proteção UV em um adesivo ou etiqueta visível. Procure por óculos de sol que ofereçam proteção UV de 100% contra todos os tipos de luz UV (UVA e UVB) ou proteção de 100% contra UV 400.
Se estiver incerto sobre um par mais antigo de óculos de sol, verifique o nível de proteção que eles oferecem levando-os a uma ótica com um medidor de luz UV. O teste leva menos de um minuto, e a maioria dos optometristas o fará gratuitamente.
Cor das Lentes

Óculos de sol com lentes mais escuras ou espelhadas não oferecem necessariamente mais proteção. A tonalidade e a cor não têm relação com a proteção UV fornecida. Lentes espelhadas podem reduzir a quantidade de luz que entra nos olhos, mas a menos que a etiqueta indique proteção UV de 100%, não assuma que as lentes são protetoras.
Se você tem uma condição ocular crônica, como degeneração macular ou retinopatia diabética, considere lentes âmbar ou marrom, que podem ajudar na visão. No entanto, a proteção UV ainda é a característica mais importante a ser observada ao comprar óculos de sol.
Polarização

Lentes polarizadas são mais confortáveis para a maioria das pessoas, pois reduzem o brilho da luz refletida em superfícies como água, neve e estradas. No entanto, a polarização não oferece proteção contra a luz UV. Algumas lentes polarizadas também fornecem filtragem UV, então opte por aquelas com proteção máxima.
Tamanho

O tamanho das lentes dos seus óculos de sol é importante quando se trata de proteger seus olhos. Pesquisas mostram que a exposição indireta afeta os olhos. A luz UV refletida ou difundida por nuvens e partículas pode atingir os olhos de cima, de baixo e de todas as direções. Para máxima proteção, considere usar óculos de sol grandes ou envolventes.
Crianças precisam de Óculos de Sol?

As crianças passam muito tempo ao ar livre, e os filtros naturais de seus olhos ainda estão em desenvolvimento, deixando-os especialmente vulneráveis aos danos do sol. Além disso, a exposição à radiação UV se acumula ao longo da vida de uma pessoa — 80% da exposição ao longo da vida ocorre antes dos 18 anos. Portanto, a exposição precoce ao sol pode ter consequências a longo prazo.
Crianças a partir de 6 meses podem usar óculos de sol. Apenas certifique-se de escolher um par com proteção UV e proteção contra impactos. Armações com resistência a impactos são flexíveis e menos propensas a quebrar, protegendo os olhos da criança durante quedas e brincadeiras ativas.
Dicas adicionais para proteger os olhos dos danos causados pelo sol:
Além de usar óculos de sol de proteção, adote essas medidas para aumentar a proteção de seus olhos contra os raios UV:
Evite camas de bronzeamento, que expõem diretamente seus olhos à luz UV. Nunca olhe diretamente para o sol, especialmente durante um eclipse.
Tome precauções extras ao meio-dia ou em altitudes mais elevadas, quando a luz solar é mais intensa.
Use um chapéu de aba larga junto com seus óculos de sol.
Utilize proteção ocular em dias nublados, pois as nuvens não bloqueiam a luz UV.
Comments